Nietzsche e uma filosofia feita com arte
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18163 |
Resumo: | O objetivo desta Tese é levantar meios através dos quais se possa responder a seguinte questão: Nietzsche faz filosofia com arte? Dentre esses meios estão as ferramentas forjadas por Deleuze para pensar e interpretar o pensamento de Nietzsche, a saber: personagens conceituais e figuras estéticas. Para responder à questão, partes do percurso de Zaratustra na obra Assim falou Zaratustra (1883 - 1885) serão analisadas. No entanto, não serão destrinchados todos os encontros e andanças do personagem porque são tão vastos e múltiplos quanto ricos e complexos. Mas o personagem será tomado como foco a fim de dizer que foi formado a partir da junção de uma figura estética e um personagem conceitual. Zaratustra é, portanto, um híbrido. Por essa vereda suspeita-se encontrar as indicações necessárias para responder, ao final, a pergunta criada no início. |