Digitalização 3D do patrimônio arqueológico metálico utilizando o Kinect
Ano de defesa: | 2016 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7711 |
Resumo: | O patrimônio arqueológico é fundamental para a construção da identidade cultural de uma sociedade, uma vez que contribui para recuperar a história e a memória de grupos sociais. A preservação desses artefatos é um dever da sociedade contemporânea pois promove a sua continuidade para as gerações futuras. Atualmente, existem muitas técnicas de reconstrução 3D e dispositivos que são capazes de realizar a representação em 3D de um objeto real. Para a arqueologia, é um grande avanço, porque exclui o uso de técnicas tradicionais de moldagem de gesso, que podem comprometer a integridade dos artefatos. Por isso, o interesse no uso de técnicas de aquisição de dados 3D aumentou significativamente nos últimos anos na arqueologia. Nos dias de hoje, há uma disponibilidade no mercado de sensores de profundidade baseados em luz estruturada, que apresentam uma série de novas oportunidades na preservação do patrimônio cultural. Neste contexto, este trabalho investiga o uso de um método eficaz e econômico capaz de realizar reconstruções 3D utilizando dados adquiridos pelo sensor Kinect. Esses dados podem ser utilizados para criar e disseminar réplicas digitais. O Kinect apresenta grande potencial, considerando seu preço acessível em comparação com outros sensores. No presente trabalho, algumas dificuldades tecnológicas foram superadas para a utilização do Kinect, sendo uma das principais, a grande quantidade de ruídos que o Kinect retorna nas nuvens de pontos. Deste modo, serão avaliados os benefícios e desafios da utilização do Kinect. Além disso, serão apresentados resultados que demonstram que a modelagem 3D utilizando o sensor é capaz de criar réplicas de artefatos arqueológicos |