"O ato de fazer oferendas":o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia
Ano de defesa: | 2016 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Artes |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16696 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o modelo iconográfico da estatuária egípcia ajoelhada faraônica em posição de oferenda, considerando como ela se distingue nos dois principais períodos de seu maior uso: o Novo Império e o Período Tardio. Esta pesquisa trata especificamente desta representação dentro do contexto faraônico uma vez que seu uso sugere uma função mais direcionada para a legitimação do poder real e não somente o culto a uma divindade, ligado à sua função religiosa. Neste sentido, o que significa o conceito de legitimação na arte egípcia? Como ele se relaciona com a utilização da imagem no Egito Antigo? Uma vez que esta pose sugere diferentes contextos para seu uso – que pode influenciar diretamente, e paradoxalmente, sua relação estética –, será apresentado como esta figura se caracteriza em cada um destes períodos, procurando compreender como seu uso se deu em momentos tão esparsos na história egípcia e mostrando como um modelo pode ser ressignificado em um contexto mais amplo da produção de objetos de arte no Egito: como as imagens podem trazer diferentes significados, especialmente em uma civilização marcada por aquilo que normalmente é interpretado como imutável |