Prática leitora, produção escrita e o estudo da identidade na pós-modernidade, nos minicontos da obra Hora de alimentar serpentes, de Marina Colasanti
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18931 |
Resumo: | Nessa pesquisa, foi realizado o estudo da identidade, na pós-modernidade, em alguns minicontos da obra Hora de alimentar serpentes, de Marina Colasanti, por meio da leitura, produção e recepção. Para isso, o trabalho proposto explorou alguns subtemas, como a perda de referência e a não rigidez identitária que caracterizam a constituição do sujeito desses tempos modernos, a massificação dos indivíduos, a representação de diversos papéis sociais, os diferentes padrões relacionados à questão de gênero. Ademais, em um cenário de crise pandêmica, abordou-se a questão da solidão, resultado de um isolamento social que acentuou novos paradigmas de convivência entre o indivíduo e seus pares na contemporaneidade, modificando identidades, modos e jeitos de ser. O gênero escolhido foi o miniconto, devido à sua capacidade de projetar índices e catálises e requerer do leitor a participação na construção dos sentidos do texto. Dessa forma, espera-se que a prática leitora dos contos breves e curtos, os quais necessitam de uma recepção desempenhada pelos alunos para que haja a completude da obra, estimule o interesse dos discentes pela leitura literária. A produção escrita de minicontos foi abordada como proposição dessa pesquisa, haja vista ser importante o protagonismo do aluno como escritor de diversos gêneros, para que exerça sua autonomia, criticidade e repense o seu valor e lugar na sociedade. |