Entrelaçamentos: o relato íntimo e o registro memorialístico em Nas tuas mãos, de Inês Pedrosa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Araújo, Keuryn Stéfane Barbosa de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19391
Resumo: Esta dissertação se propõe a analisar o conceito de memória per se, e suas divisões em memória coletiva e individual, na narrativa de Nas Tuas Mãos (1997), da escritora portuguesa Inês Pedrosa. Para tal, é necessário entender o gênero memorialístico e sua correlação com o relato íntimo, por meio das narrações de três mulheres da mesma família, que expõem suas vidas e os eventos que nelas ocorrem, suas relações com o ambiente e suas vontades, através do diário, do álbum de fotografias e da carta, respectivamente. É a partir desse contexto, de centralidade da questão da memória para os estudos portugueses, que o presente trabalho parte, se propondo a reconhecer que, juntamente com a escrita íntima, a memória tem influência direta nos assuntos literários. Para isso, serão utilizados conceitos relativos aos novos estudos da psicologia de Hirst, Yamashiro & Coman (2018) e Halbwachs (1990), que exploram a importância da memória coletiva nos eventos ocorridos ao longo da vida e que acabam por afetar a memória dos indivíduos. Também serão aplicados os estudos de Le Goff (2013), Ricœur (2007), Lejeune (2014), Dal Farra (2013), Gagnebin (2009), Foucault (1992), Cabecinhas & Feijó (2010) e outros, no que diz respeito ao conceito mnemônico e as escritas da intimidade.