Os efeitos do ato criativo: a sublimação de Freud a Lacan

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Machado, Octavio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Psicanálise
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20713
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo explanar a sublimação de Freud a Lacan e, para tanto, serve-se de uma vasta bibliografia das esferas psicanalítica e artística. O conceito aparece de forma segmentada na obra freudiana, geralmente articulado a outros assuntos, admitindo diferentes formulações, articulações, mudanças de concepção e impasses. Não obstante, pretende-se destacar e percorrer os principais textos em que o assunto é tratado para trazer à boca de cena certas linearidades, rupturas, e ainda interrogar os efeitos deste processo psíquico para o sujeito e para o social. Em Freud, o destino sublimatório se realiza pela deflexão da pulsão, promovendo uma satisfação libidinal diferente de seu alvo direto. O desvio da meta, próprio da operação sublimante, explicita a capacidade humana em encaminhar moções pulsionais para criações como a arte, a ciência, a religião, os esportes, a pesquisa científica e etc. A sublimação, em psicanálise, é um conceito metapsicológico que indica a inscrição da pulsão no registro cultural, ou seja, no âmbito das realizações que encontram estímulo no sexual, apesar de sua expressão aparentemente não-sexual e, assim, compreende um campo de pesquisa extenso e veicula uma problemática que nos permite vislumbrar desdobramentos teóricos e clínicos. Lacan concentra sua teoria da sublimação em seu seminário sobre a ética, aproximando a atividade sublimatória da dimensão da pulsão de morte, isto é, como um destino que designa a própria natureza da pulsão. Além disso, com Freud e Lacan, o enodamento entre a sublimação e o universo artístico mostra-se patente.