O lirismo e a sátira na obra de Manuel Antônio de Almeida
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17094 |
Resumo: | O presente trabalho busca identificar o lirismo e a sátira presentes na obra de Manuel Antônio de Almeida. Durante muito tempo, Almeida foi considerado pela crítica um autor deslocado no movimento romântico por causa das Memórias de um sargento de milícias. O que os críticos não atentaram, contudo, é que Almeida nada tinha de deslocado. Um estudo mais aprofundado de seus poemas e de seu único romance mostraria que o jornalista foi um autor romântico genuíno. Sua obra retrata não apenas o humor e a sátira presentes nas Memórias, mas também um lirismo que a crítica, desde o século XIX, pouco evidenciou. Este trabalho, portanto, busca refletir sobre o lirismo e a sátira presentes em sua obra, bem como o olhar da crítica em relação às publicações de Almeida |