As letras de canções como estratégia para o ensino das tipologias textuais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Bezerra, Leonardo de Sales
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16720
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo fazer a aplicação das diversas tipologias textuais às letras de canções da Música Popular Brasileira, estabelecendo uma visão crítica do uso do texto para o ensino de língua materna, além de valorizar as contribuições das letras de canções para esse ensino. As letras de canções são observadas pelo viés qualitativo necessário, associando-as a cada tipologia textual, constituindo, assim, o corpus da pesquisa. As análises teóricas orientam-se pelos estudos de Luiz Carlos Travaglia (2004, 2009), Marcos Bagno (1999), Irandé Antunes (2003), Roxane Rojo (2000), Eliana Vianna Brito (2001), João Wanderley Geraldi (2011), Dagoberto Buim Arena (2005) e Delia Lerner (2002), na tentativa de apresentar uma visão crítica sobre o ensino de Língua Portuguesa, indicando o texto como elemento fundamental para esse ensino, o professor como mediador das atividades de leitura, os tipos de leitura e as escolhas dos textos para o trabalho produtivo com a classe. Para abordar o texto, propriamente dito, e suas especificidades, recorremos a Ingedore Grunfeld Villaça Koch e Vanda Maria Elias (2009, 2016), Leonor Lopes Fávero e Ingedore Grunfeld Villaça Koch (1983), Maria da Graça Costa Val (1991, 2000), Leonor Lopes Fávero (1991) e Ingedore Grunfeld Villaça Koch (2010). Quanto às tipologias textuais, apoiamo-nos nos estudos de Luiz Antônio Marcuschi (2005, 2008), José Luiz Fiorin (2004, 2011), Francisco Platão Savioli e José Luiz Fiorin (2006), Helênio Fonseca de Oliveira (2007), Othon Moacir Garcia (2010) e Joaquim Mattoso Câmara Júnior (1978). Intrinsecamente ligado às tipologias textuais, os gêneros do discurso são abordados pelos vieses de Mikhail Mikhailovich Bakhtin (1997) e Dominique Maingueneau (2004, 2015). Sobre as letras de canções, seguimos os estudos de Nelson Barros da Costa (2001, 2002, 2007), Álvaro Antônio Caretta (2013), Mário de Andrade (1972, 1991), Ricardo Cravo Albin (2003), José Ramos Tinhorão (1997), Luiz Tatit (1997, 2004), Arthur Nestrovski (2002), Martha Tupinambá Ulhôa (1999), Maria Alice Aguiar (2008), Virginia Candido (2008) e Valeria Cristina de Abreu Vale Caetano (2011), elucidando o gênero canção, a melodia, a poesia e a música. Ao longo da pesquisa, implícita ou explicitamente, reiteram-se as propostas de Paulo Freire (1987, 1989, 1996), entre outros, para refletir sobre o ensino. Acreditamos que esta pesquisa possa ser de grande valia para enriquecer e tornar mais motivador o trabalho nas aulas de Língua Portuguesa