Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2006 |
Autor(a) principal: |
Silva, Maria Neide Alves |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=57536
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Resumo: |
RESUMOEste estudo tem como objetivo geral analisar o cruzamento entre os discursos autoritário e machista no campo discursivo literomusical, particularmente no gênero canção (forró), na cidade de Fortaleza. Seu objetivo específico é identificar as estratégias utilizadas pelos sujeitos na legitimação do discurso autoritário-machista. A justificativa decorre do argumento de que a canção brasileira como elemento constitutivo de uma cultura nacional tem muito a contribuir para a constituição de identidades (seja uma identidade nacional ou identidades particulares). Além disso, compreender a canção como um discurso é aceitá-la para além de suas qualidades artísticas e lúdicas, é compreendê-la como um lugar privilegiado onde acontecem embates ideológicos. Essa visão da canção contribui para entender o todo na relação entre linguagem, história e sentido de cada época. Criamos um instrumento teórico-metodológico de investigação que foi a análise das letras de algumas canções de bandas de forró renomadas. Tomamos como referencial teórico os textos de Costa (2001), Maingueneau (1997) e Orlandi (1996), bem como clássicos retomados dos livros e das apostilas do curso citado na bibliografia. Chegamos à conclusão de que o discurso autoritário-machista investe numa estratégia central: criar um universo de sentidos no qual permite a reversibilidade, ou seja, a troca de papéis entre seus interlocutores, garantindo assim a ilusão de que a mulher (interlocutor) pode assumir o papel do homem (locutor). Dentro desse universo de sentidos, ao mesmo tempo em que estes são disfarçados, são também reforçados.Palavras chaves: Análise do Discurso machismo ideologia. |