A Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil e a Gráfica de Artes: Um empreendimento editorial artístico nos anos 1942 a 1969
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9033 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo reconstituir as condições históricas e materiais de existência da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil (1942-1969) e da Gráfica de Artes S.A. (1948-1969), dois empreendimentos editoriais de caráter exclusivista e artesanal criados (e mantidos na maior parte do tempo) pelo industrial e colecionador carioca Raymundo Ottoni de Castro Maya (1894-1978). A pesquisa envereda por uma vertente inédita ao tema, a econômica, tendo como base os estudos de Febvre & Martin (2017), McKenzie (2002) e Darnton (2010), além de vasto material publicado pela imprensa brasileira entre as décadas de 1940 e 1970, incluindo conteúdos afins, como encadernação e políticas de importação de papel e incentivo à produção nacional |