Geografia e Arte: uma análise da produção e circulação da representação da favela nas obras de Cândido Portinari

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Ferreira, Lohanne Fernanda Gonçalves
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13420
Resumo: As primeiras décadas do século XX são marcadas pela busca de elementos autênticos da cultura brasileira que compusessem nossa identidade nacional. Artistas e intelectuais da época se mobilizaram em seus trabalhos para construir o ideário nacional moderno brasileiro. Um dos elementos recorrentemente apropriados pelos artistas foi a favela. Por isso, o presente trabalho se debruça sobre um pintor do movimento modernista brasileiro que se apropriou diversas vezes da favela para apresentar o Brasil ao mundo: Cândido Portinari. O objetivo central dessa dissertação é estudar as representações das favelas cariocas nas pinturas de Cândido Portinari a partir de dois eixos principais: a produção e a circulação. Apoiando-nos em discussões acerca do movimento modernista, o contexto de produção, imagem e geografia, analisamos as pinturas de Portinari a partir de sua produção e circulação em galerias no mundo. A metodologia escolhida foi a interpretação composicional, que nos forneceu um grupo de ferramentas para análise de pinturas. Chegou-se a conclusão que as pinturas de Portinari, quando analisadas em conjunto, mostram a evolução e o adensamento das favelas cariocas, além de cristalizar elementos que permanecem no imaginário de favela até os dias de hoje.