Daqui de onde te vejo: reflexões de uma porta-bandeira sobre o mestre-sala

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Souza, Eliane Santos de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Artes
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17166
Resumo: Este trabalho é o resultado de estudos realizados sobre o mestre-sala das agremiações de samba. Os estudos foram motivados a partir da vivência de uma sambista que dançou como porta-bandeira. O objetivo deste trabalho é apresentar considerações sobre o mestre-sala, com apoio de diversos e diferentes discursos sobre o figurante, coletados por meio de entrevistas, conversas, compartilhamentos de análises e avaliações de documentos, opiniões e críticas apresentadas nas redes sociais, assim como das observações realizadas durante visitas às quadras de escolas de samba, ensaios técnicos na Avenida dos Desfiles ( Sambódromo), desfiles de carnaval e eventos de premiação, no sentido de reunir argumentos para questionar o papel que lhe é atribuído por alguns autores que pesquisam e dissertam sobre escola de samba e carnaval. Apontado como o defensor do pavilhão e o protetor da porta-bandeira, ao mestre-sala é atribuído o papel de coadjuvante na cena do samba, uma afirmativa que não corresponde à sua atuação na escola de samba. No decorrer do estudo, fez-se necessário considerar o caminho percorrido pelo figurante até ele se tornar o par da porta-bandeira, estudar sobre a cidade do Rio de Janeiro e observar os movimentos artísticos, de entretenimento e de diversão dos povos que habitavam esta cidade, no período do aparecimento do personagem. Estes estudos não se fecham em uma conclusão sobre o mestre-sala, mas trazem a intenção de desencadear novas reflexões sobre este ator- personagem