Rubem Fonseca : a escritura como violência ou a palavra como arma

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Amaral, Marcela da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6423
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo examinar a questão da violência e da sexualidade na ficção contemporânea pelo viés da linguagem, sendo esta produtora e construtora de realidades outras, similares. Para isso, escolhemos analisar alguns contos de Rubem Fonseca por promoverem o diálogo entre a ficção do autor e um dos gêneros mais significativos da narrativa contemporânea: o próprio conto. Estudamos, primeiramente, a importância do narrador e suas várias nuances até chegarmos ao narrador em primeira pessoa, especificidade na obra de Rubem, causando efeitos violentos em sua ficção. Num segundo momento, mostramos a violência com que Rubem fundamenta seus contos, refletindo a morte não como destruição, mas pensando-a através da problematização do homem inserido numa sociedade repressora e complexa. Posteriormente, verificamos a questão da violência do mercado e as conseqüências desta no homem contemporâneo, geradas pela relação de desconforto por não ter tudo o que a sociedade pode oferecer. Por fim, lançamos mão do último livro de contos do autor por considerarmos interessante, para não dizermos intrigante, o enfoque dado por ele a uma nova possibilidade narrativa: mulheres em primeira pessoa.