Rio para gringo: a construção de sentidos sobre o carioca para consumo turístico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Gotardo, Ana Teresa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8987
Resumo: Este trabalho visa compreender a produção de sentidos sobre o carioca e o Rio de Janeiro em documentários seriados sobre turismo produzidos para a TV por estrangeiros. Por meio de uma análise crítica, o estudo analisa narrativas produzidas em dois momentos históricos distintos: o primeiro, compreendendo os anos de 2007 e 2008, quando a cidade sofria com problemas relacionados à violência com ampla repercussão midiática; e o segundo, em 2012, ano que precede grandes e megaeventos sediados na cidade, e após a implantação das unidades de polícia pacificadora e do início do city branding. A partir desta comparação, é possível perceber que houve uma mudança das narrativas sobre a cidade no que diz respeito ao seu consumo turístico, especialmente em relação à favela, à violência e à pobreza. O local, que antes era excluído ou visto como lugar de perigo extremo e de turismo apenas para poucos e loucos, passa a ser entendido como espaço a ser domesticado, civilizado, principalmente pela presença do poder institucionalizado (Estado) e da sociedade civil com projetos sociais (esportivos) para ensinar boas formas de vida. Apesar dessa mudança, certos clichês tais como o samba, a sensualidade, as praias, a ideia do paraíso idílico permanecem sólidos não apenas no que diz respeito à representação da cidade, mas na compreensão do Rio como representante de toda uma nação.