O protagonismo dos imperfeitos: força motriz do teatro de Nelson Rodrigues e Tennessee Williams
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18463 |
Resumo: | O estudo a seguir tem como objetivo explorar os pontos de convergência entre as dramaturgias de Nelson Rodrigues e Tennessee Williams, a partir da análise de quatro peças selecionadas, pelas quais são exemplificadas quatro marcas principais: o protagonismo dos imperfeitos, as temáticas recorrentes – sexo e o lado feio da humanidade, o uso de símbolos, e os elementos autobiográficos presentes nas obras. A argumentação de cada capítulo dialoga com pesquisadores escolhidos de acordo com o aspecto abordado, entre eles Renata Pallottini, Sábato Magaldi, Terry Eagleton, Raymond Williams, Paul Ricoeur, Henry Beasley, Petra Souto, Stella Adler, John Lahr, Ruy Castro. O resultado apresenta as falhas críticas dos personagens desses autores, dentro do escopo da moderna tragédia privada; compara as formas com que os mesmos temas aparecem nas obras de cada autor, e casos em que se repetem; identifica e interpreta as simbologias encontradas e confirma a forte influência do cristianismo; e por fim assinala os aspectos das vidas desses escritores que emergem das suas obras. |