Transarquivo: uma escrita revolucionária de relatos da história da arte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Ricart, Paola María Marugán
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Artes
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7551
Resumo: Esta pesquisa surge de uma série de cruzamentos entre as artes performativas, as relações de poder na historiografia da arte e as políticas da memória. Nas duas últimas décadas, assistimos a uma proliferação de arquivos que respondem à lógica do mercado da arte, na qual tudo aquilo que não é documentado, objetivado e colocado em uma vitrine, não existe. Este furor também atingiu o âmbito das artes performativas, gerando um extenso debate sobre as possibilidades e os limites na exibição destas práticas em contextos museológicos e o modo de realizar um exercício histórico com a própria linguagem das artes cênicas. Transarquivo é um dispositivo de escrita que toma como ponto de partida algumas questões como: o que é um arquivo? Para que arquivar? De que modo é possível nos aproximarmos dos documentos? O que resta além do objeto material? Que estratégias de inventário seriam coerentes com as poéticas corporais?