Bumba-meu-boi no palco e na festa: teatro e cultura popular no Piauí
Ano de defesa: | 2018 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Artes |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7566 |
Resumo: | A dissertação parte da ideia do poeta Torquato Neto (1968) de que a cultura popular pode ser incorporada em trabalhos artísticos de diferentes maneiras. A partir dessa questão, analisamos distintas práticas ligadas ao Bumba-meu-boi, tanto pela perspectiva de produções teatrais quanto de grupos de cultura popular. A pesquisa busca refletir sobre as diferentes formas de entender o popular por meio de dois eixos que se complementam: (1) compreender como personagens e narrativas populares são repetidamente trabalhadas ao longo da produção teatral do Piauí e perceber como tais incorporações da cultura popular pelo teatro se dão de formas bastante diversas. Para tal, analisamos dois espetáculos do estado: O Boi Nacioná (1975), de Gomes Campos e Berra Boi (2016), de Raízes do Nordeste; (2) compreender como os artistas que participam do Bumba-meu-boi em Parnaíba, Piauí (especialmente os vinculados ao grupo Novo Fazendinha) percebem as renovações estéticas promovidas pelos grupos e apresentadas no âmbito do São João da Parnaíba |