O fictício e o imaginário nas obras Campo geral e Uma estória de amor, de João Guimarães Rosa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Costa, Danielle Schlossarek Pinto da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6953
Resumo: A proposta desta dissertação é analisar as obras Campo geral e Uma estória de amor, de João Guimarães Rosa, sob a perspectiva da criação ficcional em cada novela e da necessidade antropológica da ficção. Em ambas as obras, espaços imaginários e criações de ficções são temas preponderantes e as estórias narradas pelas personagens representam um papel relevante no desenvolvimento existencial dos protagonistas As principais referências teóricas serão as formulações conceituais propostas por Wolfgang Iser em O Fictício e o Imaginário, especialmente a articulação entre real, fictício e imaginário e a necessidade antropológica de criar ficção. No estudo da relação entre fictício e imaginário, recorremos também à Teoria do Efeito Estético, formulada por Iser, e desenvolvida em O Ato da Leitura Uma teoria do efeito estético. O objetivo é investigar a construção do imaginário das personagens, por meio da criação de estórias ao longo das narrativas, analisando os elementos que demonstram a relação entre real, imaginário e fictício, em especial os atos do fingir. Ao longo do caminho, pretendemos compreender os modos pelos quais se comunicam as narrativas orais em Campo geral e em Uma estória de amor.