Entre norma e permanência: um diálogo entre teoria e prática da arte da Península Ibérica após o Concílio de Trento
Ano de defesa: | 2019 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Artes |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16751 |
Resumo: | Esta pesquisa pretende estabelecer uma relação entre teoria e prática da arte no contexto do Concílio de Trento na Península Ibérica. Buscamos entender se a severidade que marcou o campo teórico/intelectual do cristianismo nesse período foi assimilada pela esfera prática de produção e uso das imagens cristãs. Para alcançar nossas conclusões fizemos um cruzamento entre as orientações presentes nos tratados de arte com a produção e usos de imagens diretamente relacionadas ao tema da Encarnação de Cristo no ventre da Virgem Maria como a representação da Anunciação de Cristo e um modelo de imaginária conhecido como Virgem Abrideira. |