De Stamps ao Recôncavo: encruzilhada de narrativas afrodescendentes traduzidas em literatura contemporânea
Ano de defesa: | 2016 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6163 |
Resumo: | A presente tese investiga produções literárias da autora estadunidense Maya Angelou (1928-2014) e da escritora brasileira Mãe Beata de Yemonjá (1931-). Respeitando as semelhanças e diferenças entre essas mulheres negras, o estudo postula a possibilidade de se traduzir em leitura crítica textos e contextos que se aproximam e se distanciam culturalmente, em especial quando materializados em literatura afrodescendente. Apesar de a ancestralidade de ambas ser proveniente da África, a realidade de cada uma delas exige consideração quanto às suas especificidades, razão pela qual as formas culturais locais são comparadas com a devida atenção à sua história própria. Estuda-se imagens, mitos e tradições presentes em suas narrativas que, empregadas como armamento de sobrevivência e resistência culturais, possibilitam a superação dos limites impostos à sua subjetividade negra. Desta forma, este trabalho terminal de doutorado articula encontros de escritas que ainda não foram cotejadas, ampliando a compreensão de espaços comparatistas na literatura contemporânea. |