Artefatos curriculares, suas imagens e usos no cinema
Ano de defesa: | 2018 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10493 |
Resumo: | Articulado com o projeto de pesquisa Redes educativas, fluxos culturais e trabalho docente o caso do cinema, suas imagens e sons desenvolvido entre 2012 e 2017, com a coordenação de Nilda Guimarães Alves e com o apoio do CNPq, CAPES, FAPERJ e UERJ, a presente dissertação busca compreender a variedade de artefatos curriculares que transitam pelos processos escolares, a partir de filmes vistosouvidos em cineclubes organizados com a participação de docentes em serviço e em formação, em cursos de licenciatura. Esses filmes formaram um conjunto a que chamamos filmes de escolas com docentes e discentes , dentro do conjunto maior de filmes vistoouvidos no projeto-mãe. O objetivo principal do projeto era compreender processos de relações entre os tantos dentrofora das escolas e os artefatos culturais materiais que entram nas escolas, transformando-se em artefatos curriculares. Esses processos se dão nas tantas redes educativas que os praticantespensantes das escolas formam e nas quais se formam, articulados com muitos outros. Percebemos, com isto, que os processos de aprenderensinar e, portanto, curriculares são atravessados pelos usos que fazemos de variados tipos de artefatos culturais que compõem nossos cotidianos |