O ethos na prática do herói: uma perspectiva responsiva do trágico na peça Ájax de Sófocles

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Silva, Ana Claudia da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6238
Resumo: Esta dissertação tem como escopo estabelecer uma reescrita da peça sofocliana Ájax, para possibilitar uma reflexão sobre o trágico e sobre a tragédia clássica antiga. Essa posição surge a partir da construção de sentido mediada pela interação da obra clássica com o leitor-espectador. Considerando que, apesar de existir um acesso facilitado a diversas modalidades de produções artísticas na contemporaneidade, inclusive as produções da antiguidade, a acessibilidade ao conteúdo, em específico, à literatura clássica, não ocorre necessariamente por meio dos originais. Contudo, as obras clássicas acabam resgatas, de tempos em tempos, por outros meios que encontram maiores difusões, principalmente aqueles que explicitamente se propõem a auxiliar o acesso às produções antigas, como resumos, biografias, traduções, dissertações e, inclusive, filmes e obras contemporâneas que se baseiam nas temáticas clássicas. Desse modo, evidencia-se que as obras da antiguidade clássica permanecem presentes no cotidiano dos sujeitos contemporâneos. Sendo assim, propõe-se construir mais um sentido no estudo da peça para que possa, através da reescrita, da tradução, agregar as teorias de Friedrich Nietzsche, ao assumir uma posição afirmativa de trágico aliada aos conceitos de Walter Benjamin como direito, destino e ethos que produzem uma certa imagem de herói agonístico na peça