Trivium e Quadrivium: simetrias da arquitetura borromaica na sermonística vieiriana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Correa Filho, Clovis Gomes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19542
Resumo: A presente Tese segue a abordagem das especificidades acerca da sermonística vieiriana – e mantém como base o modelo do ut pictura rhetorica, uma formulação cristalizada no paradigma pictural dominante nas letras portuguesas do século XVII, que não enfatiza apenas os artifícios retóricos da parenética de Antônio Vieira, mas também discute como estes manteriam harmonia com a reestruturação e a reforma dos espaços de culto da época. A Arquitetura é convocada (com Borromini, Vitruvio e, principalmente, Carlos Borromeo e suas Instruções) como chave para tal comparação, aferição e possíveis consonâncias nas considerações presentes em muitas argumentações retóricas usadas pelo inaciano no período. Como na parenética do jesuíta o incorpóreo tornava-se corpóreo e o logos, outrora invisível e imaterial, tornava-se visível e palpável, tangível ao seu ouvinte (devido à impecável “transliteração metafórica”), a metamorfose dos aparatos retóricos propostos pelo padre talvez ocorresse ou até mesmo fosse inspirada na arquitetura dos espaços - que também deveriam fazer brotar no ouvinte a transformação necessária para uma vida de acordo com os preceitos da dominante Igreja Católica. Tratando-se de um período de Contrarreforma, bastante movediço em se tratando de assuntos religiosos, buscaremos evidências do quanto essas artes estavam amalgamadas em um mesmo propósito, com suas naturezas específicas, no intuito da sedução pelo discurso com maior autonomia e eficácia.