Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Lara, Priscila Mocelin
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Orientador(a): |
Varella, Patricia Camera Varella
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Banca de defesa: |
Torres, Renato
,
Schoenherr, Rafael
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Ponta Grossa
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em História
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Departamento: |
Departamento de História
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3670
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Resumo: |
A presente pesquisa apresenta o fenômeno de disputa, absorção e interação/integração da pixação no circuito artístico brasileiro, com destaque para o caso paulistano, a partir do evento de ocupação da Bienal Internacional de São Paulo por pixadores, que ocorreu em 2008. Nesta conjuntura verificam-se os rompimentos dos usos e das funções da prática da pixação, junto ao contexto dessas ações e de outras que se estendem com a introdução das mídias digitais e da ampliação do mercado artístico. Nesta esfera, objetiva questionar as expressões visuais e seus discursos, considerando observar quais mudanças e/ou permanências de expressão e de discurso ocorrem quando a sua produção passou a ser inserida em locais não usuais. Propõe-se analisar o rompimento de paradigma, quando se observa a ampliação da circulação e do aceite da pixação, que tradicionalmente era realizada nos espaços públicos e que passa a ser assimilada por eventos estabelecidos no campo artístico como, por exemplo, a Bienal Internacional de Arte de São Paulo e as galerias especializadas. A pesquisa também investiga como parte das mídias (digitais) influenciam e colaboram para a divulgação e expansão dos trabalhos desenvolvidos pelos pixadores e a formação de suas redes sociais. Para alcançar os objetivos propostos, o desenvolvimento da pesquisa conta com reflexões e enlaces teóricos sobre a história da arte, questões sobre a identidade dos pixadores, expressão estética, espaços de poder, direito à/da cidade, campo simbólico e suas distintas temporalidades, tratando de uma análise documental de diversas fontes como jornais impressos, mídias digitais e cartazes. Utilizou-se como principais referenciais teóricos Néstor García Canclini, Anne Cauquelin, Armando Silva, Michel de Certeau e Maria Lúcia Bastos Kern para analisar a relação entre a arte e a cidade, a complexidade cultural latino-americana e o hibridismo na arte. |