Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Mittmann, Daniel
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Orientador(a): |
Chaves, Niltonci Batista
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Banca de defesa: |
Oliveira Junior, Constantino Ribeiro de,
Iachtechen, Fabio Luciano |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Ponta Grossa
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em História
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Departamento: |
Departamento de História
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3360
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Resumo: |
A pesquisa aqui presente tem como objetivo tratar do que chamaremos de futebol menor. Entendido nesse trabalho, a partir de uma leitura deleuziana, o universo que cerca os pequenos clubes de futebol (os times não midiáticos). Os quais disputam segundas e ou terceiras divisões, limitando-se geralmente as competições locais e regionais, esquadras geralmente muito distantes dos holofotes da mídia e das importantes relações de jocosidade (rivalidade) com torcedores de outras equipes de futebol. Queremos nos deter mais especificamente sobre as práticas torcedoras que se desenrolam nos jogos do Clube Esportivo Aimoré, na cidade de São Leopoldo, na região do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul. A partir das distintas maneiras de torcer e de acompanhar, viver, o clube e os jogos do C.E. Aimoré, levado a cabo por seus torcedores e torcedoras, buscaremos entender alguns dos mecanismos e das lógicas presentes na produção de identidade e de imagem de uma determinada cidade, no caso a identidade de ser leopoldense e a imagem de São Leopoldo. Imagem que os seus moradores, e os habitantes de outras cidades do entorno, vão consumir, reproduzir e ou se opor. A pergunta que anima esse trabalho é: como o Clube Esportivo Aimoré, o Índio Capilé, apresenta em sua história recente as expressões dessa comunidade torcedora? Busca-se assim, pensar as imagens e os discursos que circulam pelas diversas camadas tanto da cidade física como da virtual (redes sociais e mídia alternativa ligada aos torcedores comuns e aos militantes). |