Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Dimbarre, George Ramon
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Orientador(a): |
Petruski, Maura Regina Petruski
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Banca de defesa: |
Carneiro, Maristela
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Gonçalves, Vilson André Moreira
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Ponta Grossa
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
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Departamento: |
Departamento de História
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3501
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Resumo: |
O objetivo desta pesquisa é investigar a utilização do jogo Minecraft Education Edition para desenvolver conceitos históricos com alunos de Ensino Médio e Ensino Fundamental do Colégio Sesi Internacional de Ponta Grossa. O recorte histórico trabalhado em aula trata se da experiência anarquista ocorrida na Colônia Cecília (1890 e 1894) em Palmeira, município próximo à Ponta Grossa, propondo debates que envolv em História sociedade, espaço geográfico, identidade e patrimônio histórico, baseados no conceito de ludicidade de Huizinga. A aplicação do projeto gera dados e uma experiência empírica diferenciada, sendo analisados em forma de pesquisa ação e interpreta dos em seu contexto. Os registros sobre as experiências na s aulas proporcionam uma reflexão sobre as ações dos alunos dentro do jogo, se relacionando, gerando conflitos e parcerias que podem ser observadas por diversas perspectivas. Os resultados da pesqui sa, juntamente com a experiência realizada, proporcionaram a criação de um material didático voltado aos docentes, com o objetivo de auxiliar na criação de aulas História utilizando o Minecraft. Este material está organizado exibindo desde os primeiros pas sos para adquirir o jogo para a sala de aula, explicações sobre os menus e funcionalidades, possibilidades de configurações e a forma de iniciar uma experiência conectado aos alunos. Logo após, estão inseridas propostas de atividades para o Ensino de Histó ria, contendo a preparação da aula para obter a experiência mais próxima da proposta, a prática com os comandos e observações que a atividade demanda e um possíveis formas de avaliar o processo e a conclusão da atividade. A pesquisa serve de inspiração à p rofissionais que buscam metodologias alternativas de ensino, podendo ser adaptada à diferentes recortes e propostas metodológicas. |