Barcas novas: as paisagens de Fiama Hasse Pais Brandão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Galvão, Letícia de Oliveira lattes
Orientador(a): Oliveira, Silvana lattes
Banca de defesa: Samyn, Henrique Marques lattes, Morais, Eunice de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Ponta Grossa
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Departamento: Departamento de Estudos da Linguagem
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2971
Resumo: Propõe-se a leitura da obra poética Barcas Novas, de Fiama Hasse Pais Brandão, publicada em 1967, em um momento de grande reinvenção literária, durante a década de sessenta. Destaca-se, especialmente, o acontecimento poético ―Poesia 61‖, do qual Brandão participou ativamente, auxiliando em seu desenvolvimento na área da escrita. O eixo de análise tende a evidenciar como esta escrita de Fiama apresenta um novo olhar sobre a poesia portuguesa, modelando imagens em meio ao espaço poético e utilizando de elementos como a intertextualidade, a metáfora e a metapoesia, para buscar compreender a própria função do poeta como ―mão que escreve‖, elaborando novas percepções de realidade. Estas percepções são articuladas com as discussões que permeiam desde a progressão da autora em ―Poesia 61‖, juntamente com grandes poetas portugueses, até os elementos constituintes de Barcas Novas, os quais há muitos anos já haviam surgido no acontecimento poético de que participara a autora. Serão utilizados como base teórica autores como Octávio Paz, Ezra Pound, Eduardo Lourenço, entre outros, que debatem as funções tanto estéticas quanto sociais da Literatura e, mais especialmente, Jorge Fernandes da Silveira, cujos estudos foram aprofundados particularmente em ―Poesia 61‖, tendo sua obra Poesia 61: hoje (2011) como marco de anos de pesquisa sobre este acontecimento poético. Espera-se que, com o estudo aqui apresentado, seja possível observar como a técnica de escrita de Brandão está relacionada com a criação de imagens poéticas, sendo uma tentativa da autora de experimentar o ato de escrever poesia, permitindo vários olhares sobre seus poemas, como uma tela ainda sendo pintada.