O foco oblíquo da memória: uma questão de autoria em Lobo Antunes_

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Ronchi, Ramon Felipe lattes
Orientador(a): Harmuch., Rosana Apolonia lattes
Banca de defesa: Pavloski, Evanir, Santos, Katrym Aline Bordinhão dos
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Ponta Grossa
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Departamento: Departamento de Estudos da Linguagem
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3378
Resumo: A literatura como manifestação artística vem desbravando a alma do ser humano de inúmeras formas ao longo do tempo. Sendo ela representação do olhar do autor sobre a vida, as questões sobre autoria de literatura atravessam os séculos alimentando toda sorte de discussões críticas e teóricas. António Lobo Antunes, escritor, médico psiquiatra e ex-soldado, desenvolve em sua obra romanesca um enredo com forte teor autobiográfico. À luz da narração de memórias, encontramos na primeira trilogia antuneana, composta pelos romances Memória de Elefante, Os cus de Judas e Conhecimento do inferno, dimensões fragmentadas de um protagonista que é seu alter ego, costurando o universo diegético ao plano da realidade da Guerra Colonialista e seus impactos no homem retornado. Amparado por diversos estudos que se debruçaram sobre a temática da autoria, essa dissertação busca compreender as relações entre autor e obra, explorando os limites e os efeitos da leitura desses romances autobiográficos. Lançando mão de discussões sobre autor, intencionalidade e realidade x ficção, a discussão dialoga com críticos, teóricos e romancistas que se estabeleceram como autoridades nos referidos assuntos, como Roland Barthes, Michel Foucault, Antoine Compagnon, Umberto Eco e Orhan Pamuk, além de outros estudiosos que compõem o leque de especialistas dos referidos tópicos.