Flores que cheiram e flores que não se cheiram: reflexões sobre a dramaturgia e duas diferentes montagens teatrais de As Malditas, de Saulo Queiroz

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Barros, Joelton Gomes de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5030
Resumo: Trata-se de uma pesquisa documental no âmbito da História do teatro da Paraíba, e que pretende inserir-se no ciclo de ações, em desenvolvimento, com o fito de registrar e preservar a memória dessa atividade, focalizando-se a obra do dramaturgo campinense Saulo Queiroz, a partir da analise-interpretação da dramaturgia e de duas montagens teatrais da obra As Malditas. Assim, propõe-se uma reflexão sobre a cena produzida em Campina Grande e João Pessoa, mediante a análise de duas encenações dessa mesma obra de dramaturgia, realizadas por dois diferentes grupos e estreadas em 1997 e 2002, respetivamente. Objetiva-se investigar as inter-relações dos agentes da cena (diretor, ator, atriz) a partir da relação texto-cena, mediante análise de documentos preservados em arquivos privados dos artistas, além dos testemunhos de sujeitos atuantes naqueles eventos, procurando registrar essa história e fomentar o debate sobre a relação texto/cena, tendo em vista refletir sobre processos de escritas ou reescritas teatrais de uma mesma dramaturgia.