Encenação Tabajara (1975-2000): memórias, tendências e perspectivas no teatro de João Pessoa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Lima, Duílio Pereira da Cunha
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Educação - CEDUC
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2692
Resumo: Trata-se de um estudo sobre o processo de formação da Encenação na cidade de João Pessoa, Paraíba, no último quartel do século XX (1975-2000), mediante a análise de documentos jornalísticos, procurando reconhecer e interpretar as diversas tendências e concepções de teatro, envolvidas em um conjunto de pensamentos em torno das relações estabelecidas entre o texto dramatúrgico e a cena. Uma visada panorâmica dessa produção é realizada a partir de uma compreensão alargada do conceito de dramaturgia, não restrita apenas ao texto dramatúrgico, e de uma noção de teatro moderno e contemporâneo, antes de tudo, como uma vivência da encenação. As narrativas históricas construídas neste trabalho também estão baseadas numa cartografia na qual se apresentam os resultados da pesquisa de campo, envolvendo um levantamento de notícias de jornais relativas aos espetáculos teatrais produzidos na capital paraibana no período estudado. A tradição de uma Encenação pessoense, com características próprias, se forma ao lado de outra, a de um teatro regional de feição popular, que também pode ser lida como uma tendência predominante na época recortada, quando se destaca o significativo número de dramaturgos que encenam seus próprios textos, além de uma forte presença de textos/encenações adaptados de gêneros para além da dramaturgia. Por fim, vislumbra-se o aprofundamento das questões específicas ligadas à relação entre o texto dramatúrgico e a encenação, a partir da análise de um conjunto de cinco espetáculos montados por Fernando Teixeira, compreendido como um encenadorsíntese desse tempo-espaço recortado e analisado, refletindo-se sobre a produção teatral denominada, neste trabalho, de Cena Tabajara.