Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Franzim, Mariana Silva |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9729
|
Resumo: |
Resumo: O escritor mineiro Murilo Rubião (1916-1991) publicou, exclusivamente, contos curtos, os quais eram reescritos múltiplas vezes e, então, novamente publicados – e, quanto mais reescrevia os contos, mais estes diminuíam de tamanho Nesta tese, tomando como objeto o conto “Marina, a Intangível”, meu objetivo é investigar o caráter unheimlich (conceito de Freud) da poética rubiana O caráter singular do objeto definiu, como método de pesquisa, a análise comparativa que leva em conta o processo de criação (sem ser crítica genética) a partir da “escuta poética” do objeto; o método, por sua vez, determinou a estrutura da tese No entanto, no desenvolvimento da análise, tomo com exemplo métodos de investigação interessados não no universal, mas no singular, e penso a teoria também por meio de imagens (imagens visuais e esquemas textuais visuais semelhantes a quadros constituem a tese e estruturam a análise tanto quando a escrita) Partindo da hipótese de que, por meio da sua relação singular com a escrita, Rubião criou uma poética unheimlich, analiso o conto em comparação a escritos do próprio autor (outros contos publicados em livros, contos esparsos, uma novela inacabada, depoimentos sobre o processo de escrita, manuscritos consultados no arquivo literário do autor) e a obras de outros artistas e de outras linguagens (poemas, romances, pinturas, esculturas, filmes e músicas) Abordo a fortuna crítica e a teoria literária com enfoque nos processos de criação, bem como a obra rubiana desvinculada de gêneros literários, e ressalto a importância da investigação de detalhes e aspectos mínimos do conto analisado, buscando relações de afinidade entre as obras cotejadas “Marina, a Intangível” é uma metanarrativa que apresenta a angústia sentida pelo escritor (Rubião) durante o processo de criação, angústia que é semelhante à sensação unheimlich, tal como descrita por Freud As obras comparadas compartilham uma assinatura unheimlich, perceptível em detalhes e aspectos poéticos, que não pode ser definida simplesmente por operações formais ou temas fixos As análises comparativas revelam semelhanças pelas quais é possível circundar o aspecto unheimlich da poética rubiana Concluo que o Unheimliche não é só um tema, mas define a relação de Rubião com a escrita |