A ciranda dos homens negros em Conceição Evaristo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Bertoni, Gabriely Menegheti
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8651
Resumo: Resumo: A proposta desta Dissertação é analisar as masculinidades dos homens negros nas narrativas de Conceição Evaristo: Ponciá Vicêncio (23), Becos da memória (26), Olhos d’água (214), Histórias de leves enganos e parecenças (216) e Canção para ninar menino grande (218) As análises estão fundamentadas em estudiosos e pesquisadores da área das masculinidades, como Nolasco (1993; 21), Hall (216), Simon (216; 216a), Henrique Souza (217a; 217b; 217c; 217d) e Pinho (24; 214), bem como historiadores e pesquisadores sobre literatura afrodescendente: Schwarcz (212); Godoy (213; 219) e Hooks (218; 219), além de diversos outros autores que influenciam consideravelmente os estudos abordados Com essa seleção é possível traçar um percurso na representação das masculinidades dos homens negros: os homens mais velhos, sua função na comunidade e a influência sobre os mais novos; os mais jovens e os encantados de Histórias de leves enganos e parecenças (216), que buscam um lugar social diferente de seus antecessores; a reflexão das mulheres sobre o homem em Canção para ninar menino grande (218); e o homem em Canção para ninar menino grande (218), que se torna um dos personagens mais complexos das narrativas de Evaristo por ser central na obra Para isso, é necessário o levantamento bibliográfico citado anteriormente ao realçar e problematizar a masculinidade hegemônica, retomar as concepções históricas e compreender a criação dos estereótipos Como a narrativa de Conceição Evaristo é bastante atrelada às vozes de mulheres, esta Dissertação vê como suma importância a análise desses homens personagens de suas histórias que, por muitas vezes, são subalternizados e julgados violentos e hipersexualizados (HALL, 216) As circunstâncias em que vivem se revelam hostis quando não observadas profundamente, portanto ressaltamos a necessidade de um olhar atento às especificidades positivas que a autora insere nos contextos narrados e descortinar um otimismo (SIMON, 216a) existente, embora encoberto pela névoa dos estereótipos