Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Calado, Éder Wilton Gustavo Felix |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15800
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Resumo: |
Resumo: O Sermão do Monte – capítulos de 5 a 7 do Evangelho de Mateus – consiste em um texto muito requerido e estudado no meio cristão, inclusive por ser utilizado como catecismo desde os primórdios do cristianismo Seu texto traz palavras atribuídas pelos cristãos à pessoa de Jesus, as quais consistem em ensinos diversos, práticos e morais, muitos deles baseados na Lei mosaica, uma forma de releitura do decálogo Contudo, mesmo sendo de um texto muito abordado no cristianismo, trabalhá-lo a partir dos pressupostos da Análise do Discurso francesa (AD) é um grande desafio, primeiramente, pela escassez de estudos de AD corpus é a Bíblia; foram encontrados trabalhos a partir de teorias literárias, semiótica greimasiana, entre outros, nos quais estão presentes citações de teóricos da AD, mas não como referência básica Além disso, considerando os materiais encontrados sobre o Sermão, não é possível observar um consenso geral dos autores sobre suas Condições de Produção (CPs) Entretando, mesmo com esses problemas, este trabalho abordará o Sermão do Monte a partir da teoria da AD, tendo como conceitos chaves o interdiscurso e a ideologia, por serem básicos e centrais para a AD, pois são constituintes do discurso: a ideologia é a responsável pela constituição dos sujeitos e dos sentidos e o interdiscurso consiste no Outro presente no discurso, a partir de quem este discurso se constitui Para que o interdiscurso e a ideologia possa ser visualizada, a teoria da AD requer a compreensão das CPs do discurso, a saber, do contexto sócio-histórico-ideológico A pesquisa das CPs mostra que o Sermão do Monte surgiu em um ambiente de domínio romano (contexto geral) e de domínio do “judaísmo formativo” (que tem esse nome por ser o movimento de reconstrução do judaísmo após a destruição do Templo de Jerusalém por Roma) Contudo, além dessa base teórica, algumas características literárias e retóricas do texto foram levantadas, a fim auxiliarem o processo de análise Com todos esses pressupostos, o presente trabalho analisa o Sermão do Monte considerando-o um discurso de oposição ao “judaísmo formativo” e ao Império Romano Essa constituição discursiva aconteceu porque tanto o “judaísmo formativo” quanto a comunidade de Mateus se consideravam o verdadeiro Israel, os responsáveis por interpretar a Lei mosaica da forma correta, o judaísmo a partir da tradição de seus antepassados, a comunidade a partir daquilo que Jesus teria ensinado, o que pode ser visto nas palavras atribuídas a ele no texto do Sermão Com relação ao discurso frente ao império, ele ocorre na pregação do chamado Reino de Deus (Reino dos céus), isto é, o Reino dos céus é oposto e superior ao Império Romano |