O tempo entre experiências e expectativas: a animação Nausicaä do Vale do Vento, de Hayao Miyazaki (1986)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Silva, Thereza Cristina de Oliveira e
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18283
Resumo: Esta pesquisa investiga o filme Nausicaä do Vale do Vento (1984) a partir dos seguintes conceitos propostos por Reinhardt Koselleck: espaço de experiência, horizonte de expectativa e seus pares antitéticos (interno-externo, superior-inferior e anterior-posterior). O objetivo foi estudar a questão temporal do filme, com foco na década de sua realização (anos 1980), empregando as metodologias propostas por Marcos Napolitano e Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété. Por meio da análise dos territórios e personagens que compõem o enredo, foi possível estabelecer correlações entre a animação e os seguintes aspectos: a tragédia de Minamata, que tornou o meio ambiente tóxico, devido ao descarte indevido de mercúrio no mar, e, desta, com a experiência atômica do Japão; os desdobramentos da Guerra Fria no país nipônico, que viveu o medo difuso de uma aniquilação nuclear e atuou de modo a viabilizar as guerras da Coreia e do Vietnã; e o papel das mulheres naquela sociedade, que se modificou na medida em que se processaram mudanças econômicas e políticas. Por fim, observou-se que o enredo opera elementos do passado para propor outras possibilidades de existência, construindo um elogio da coexistência entre os diferentes, sejam eles territórios, papéis hierárquicos, ou formas de vida