Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Rolim, Anderson Teixeira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13614
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Resumo: |
Resumo: A presente tese analisou a representação dos personagens estrangeiros na obra de João Guimarães Rosa Observou os elementos narrativos que os caracterizam, configurados pelos processos de troca e assimilação cultural “O estrangeiro em conflito com o sertanejo” verifica os casos dos estrangeiros em situação de embate com o nativo, em “Traços biográficos de Lalino Salãthiel ou A volta do marido pródigo”, “Faraó e a água do rio”, “O outro ou o outro” e “Zingarêsca” “Trocas afetivas” trata do romance rosiano, Grande sertão: veredas Nele, verifica como os estrangeiros participam da formação social do narrador protagonista “Traduzindo o sertanejo” revela como a tentativa de compreensão do nativo, em “O recado do morro”, torna-se fator indispensável para a solução do enigma que o próprio recado carrega “Nostalgia do estrangeiro” examina os contos “O cavalo que bebia cerveja”, “Um moço muito branco” e “Orientação”, a fim de observar a passagem do estranhamento à saudade que marca a enunciação Por fim, confirmou a tese de que as personagens estrangeiras são aceitas pelo sertanejo de modo cordial Por isso, desempenham papel ativo na composição deste sertão mundo de Guimarães Rosa Seja como elemento que reforça as características sertanejas através do contraste ou pelas trocas materiais e imateriais que realiza com o homem do sertão |