Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Campano Junior, Maurilio Martins |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10067
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Resumo: |
Resumo: O uso de jogos educativos visa complementar e aprimorar o conteúdo ministrado em sala de aula, oferecendo de forma didática e lúdica conceitos teóricos e práticos nas mais diversas áreas do conhecimento Jogos digitais fazem parte da cultura dos alunos, é um meio de comunicação e interação natural entre eles, e por isso pode ser um poderoso recurso pedagógico No entanto, grande parte dos jogos educativos apresentam somente o lado pedagógico, sem incorporar elementos divertidos Assim, este trabalho tem como objetivo analisar os componentes dos jogos e utilizá-los como recursos pedagógicos no processo do desenvolvimento de jogos educativos Para atingir esse objetivo, realizou-se pesquisas bibliográficas de metodologias de desenvolvimento de jogos, de teorias de ensino e aprendizagem, para a criação de indicativos/diretrizes para incorporar elementos pedagógicos no uso dos componentes de jogos Estas diretrizes visam auxiliar o desenvolvimento de jogos educativos, se apropriando dos recursos de desenvolvimento de jogos digitais, que os tornam divertidos e tão populares tornando a experiência de aprender com jogos mais efetiva e divertida Para mostrar a aplicação das diretrizes, foi elaborado um estudo de caso no desenvolvimento de um jogo educacional, na área de linguagens regulares e autômatos finitos O jogo se chama Castway, e aborda treze componentes de jogo |