O gênero esquete : argumentação, discurso e multimodalidade no humor digital

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Silvério, Geisa Pelissari
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10336
Resumo: Resumo: O meio digital deu origem a novos gêneros discursivos e remodelou outros, que expõem opiniões e críticas por meio do humor e prendem a atenção devido aos recursos audiovisuais utilizados, visto que vivemos uma era imagética e com muitos ruídos Esses “novos textos”, denominados multimodais, formam discursivamente os nossos alunos/leitores, sendo fundamental que eles entendam as informações transmitidas efetivamente Na presente tese, expusemos uma série de elementos argumentativos os quais caracterizam o humor digital e os efeitos de sentido que deles emergem, considerando os aspectos linguísticos, sonoros e visuais que resultam dos gêneros multimodais Com base nos pressupostos teóricos de Maingueneau (25), Ducrot (1987), Bakhtin (23) e Raskin (1985) e nas pesquisas desenvolvidas no Brasil destes campos da linguagem, discorremos sobre a importância de se compreender como a palavra é extremamente persuasiva e está permeada de ideologias, as quais são acionadas pelos elaboradores de um texto no momento da produção Para isso, recorreremos ao gênero esquete, construído com recursos verbais e audiovisuais, exprimindo a importância de estudarmos gêneros que percorrem o nosso cotidiano social com estruturas organizacionais diferentes do habitual Selecionamos, como corpus para a análise, três esquetes do canal Porta dos Fundos, o qual possui grande visibilidade nacional, destacando-se como o maior canal produtor de esquetes de humor do país Como são muitas as possibilidades de análise e vídeos com conteúdo crítico e relevante para o panorama social e educacional, selecionamos três esquetes que abordam problemáticas sempre atuais, independentes da data de divulgação: a questão do negro, do pobre e da mulher Neles, analisamos como os recursos argumentativos, imagéticos e sonoros, juntamente com o humor, argumentam para a construção dos sentidos depreendidos dos esquetes Explicitamos como o humor é construído no gênero esquete pela crítica e denúncia a formações discursivas sociais vigentes e como os três esquetes escolhidos nos levam a uma mesma ideologia defendida por instituições e grupos dominantes Logo, o entendimento dos textos escolhidos a partir das perspectivas teóricas adotadas mostra como o gênero esquete é um campo profícuo para o trabalho com a língua portuguesa como um todo em sala de aula, além da possibilidade de práticas interdisciplinares Acreditamos que a compreensão dos recursos argumentativos, sonoros e imagéticos pelo leitor no gênero esquete leva-o ao desenvolvimento do senso crítico de maneira eficaz, à habilidade da leitura em múltiplos formatos e à compreensão das relações de poder vigentes na sociedade