Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Périgo, Ana Maria da Rocha |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8598
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Resumo: |
Resumo: O designer, assim como outros trabalhadores que têm a criação explorada pelo sistema capitalista, ao longo da história demonstrou que seu trabalho contribuiu consideravelmente com a expansão dessa lógica Nota-se que, à medida que os sistemas de produção industrial e da publicidade crescem, a criação do designer é solicitada para que produtos e serviços sejam comercializados mais rapidamente e atendam às demandas do mercado O presente estudo teve como objetivo compreender os impasses presentes no trabalho imaterial do designer que pode favorecer práticas sustentáveis e, ao mesmo tempo, atender demandas de produtividade e consumo impostas pelo mercado Para tanto, ele foi dividido em dois momentos: teórico e empírico Na parte teórica, foram levantados referenciais abordando o desenvolvimento do sistema capitalista, desde a Revolução Industrial até a atualidade, assim como a conceituação do trabalho imaterial e sua conexão com as atividades do designer Demonstrou-se também como a sustentabilidade torna-se um elemento fundamental em sua atuação Na parte empírica, a pesquisa qualitativa se voltou para um estudo de caso realizado junto a um estúdio de design gráfico e a um estúdio de projeto de produtos, ambos localizados no norte do Estado do Paraná Ao final do estudo, foi possível demonstrar quais as implicações éticas e políticas desse profissional com a sustentabilidade |