Entre machões e viadinhos: performances de masculinidades na pornografia gay brasileira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Machado, Felipe Antonio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18284
Resumo: Esta pesquisa problematiza noções de masculinidades que são engendradas em filmes pornôs gays brasileiros, mais especificamente nas produções fílmicas O jogo de futebol e O Enfermeiro Safado, da produtora Irmãos Dotados, Dei para o padrasto do meu melhor amigo e A obra, da HotBoys. A pornografia reproduz um conjunto normativo de coreografias genereficadas, que estão necessariamente articuladas a regimes de verdades socialmente construídos acerca do dispositivo da sexualidade e que instituem modos como cada um deve ou não vivenciar sua corporalidade. Logo, a partir da análise qualitativa e da etnografia de tela, metodologia estipulada pela pesquisadora Carmen Rial (2005), que busca transpor as qualidades da pesquisa antropológica para os estudos fílmicos, questiona-se acerca de performances de homens que são validadas como referências normativas ou subalternizadas nos filmes indicados. A análise está articulada em quatro episódios. O primeiro episódio busca explorar os desdobramentos históricos que culminaram nas noções ocidentais de sexualidade e na produção moderna da homossexualidade, em debate com as perspectivas de masculinidades hegemônicas e subalternizadas. No segundo, se realiza o delineamento da trajetória histórica da pornografia gay e do homoerotismo no cinema em diálogo com a noção de farmacopornografia de Paul Preciado. O terceiro desenha os percursos metodológicos eleitos para a investigação dos filmes. E, no último, são apresentadas as análises e afetações que surgiram a partir do contato com as produções fílmicas. Por fim, são apresentadas notas provisórias da pesquisa problematizando a pornografia gay como tecnologia potente nos processos de afirmação e desestabilização da ordem dos gêneros