Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Freitas, Eliana Sermidi de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12383
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Resumo: |
Resumo: A partir do contexto da sala de aula foi inquirido das possibilidades do processo de ensino aprendizagem de geografia por meio da elaboração e aplicação de um jogo com conteúdos de caráter regional numa perspectiva da aprendizagem significativa Visou fazer chegar até o aluno oportunidades de aprendizagem de caráter lúdico para levá-los a um querer aprender A fundamentação teórica evidencia os estudos sobre os vários conceitos da ludicidade, caracterizando o aspecto lúdico no processo de ensino e aprendizagem Retoma-se a discussão piagetiana sobre os objetivos e motivações da utilização dos jogos em sala de aula, relacionando a atividade lúdica com a teoria da aprendizagem significativa A pesquisa é desenvolvida com metodologia da pesquisa qualitativa, servido de suporte para obtenção e análise dos dados coletados O jogo elaborado está fundamentado nas Diretrizes Curriculares do Paraná da disciplina de Geografia, nas categorias geográficas de lugar, paisagem e região e nos jogos piagetianos O Jogo abrange especificamente conteúdos da geografia regional do Paraná indicado para alunos do Ensino Fundamental Fase II e do Ensino Médio O jogo produzido foi denominado “Paraná em Questão” e aplicado para alunos de sétima série (oitavo ano) de uma escola estadual do município de Londrina A partir da aplicação discutem-se as manifestações dos alunos durante a execução do jogo no que se refere a dois eixos principais – o conhecimento e o comportamento Também são relatadas as sugestões dos alunos para mudanças no jogo e nos procedimentos de ensino Conclui-se que a ação pedagógica por meio de atividades lúdicas são produtivas e significativas, pois é capaz de suscitar a motivação e o querer aprender do aluno |