Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Coutinho, Reginaldo Aparecido |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15559
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Resumo: |
Resumo: O trabalho apresenta uma história do surgimento do funk no Rio de Janeiro e seu desenvolvimento até o ano 2, passando pelas tensões sócio políticas que atravessaram esse movimento durante o período retratado Em um segundo momento, nos concentramos na década de 2, para evidenciar a presença feminina no funk, no qual se verifica que poucas mulheres são MCs e raríssimas empresárias, atuando num espaço majoritariamente masculino O que se percebe é que as funkeiras foram nele introduzindo novos elementos tais como um certo padrão estético na forma de se vestir, nas performances realizadas nos palcos e na presença marcante da sensualidade e do erotismo nas letras das músicas por elas compostas e interpretadas Buscamos entender a inserção da mulher no movimento funk e para tal, utilizamos as letras de alguns funks, entrevistas e artigos referentes a estas funkeiras, pois este é um terreno repleto de tensões e ambivalências, e como as mulheres nele transitam e demarcam um espaço para si, que não se explicam apenas pela separação entre adeptas do feminismo ou submissas às forças do mercado musical, como alguns trabalhos têm abordado |