Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Sá, Natália Cristina Martins de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8732
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Resumo: |
Resumo: Este trabalho dedica-se a estudar as figurações da paisagem como elementos geradores de sentido na poesia de Olavo Bilac de modo a entender as significações dos poemas a partir da visão que se atribui às imagens criadas com a passagem do tempo, construindo ideias de linearidade e ciclo na obra Para este estudo, o corpus selecionado foi a antologia Poesias, que reúne poemas de diversas obras de Olavo Bilac, publicada sob a organização de Ivan Teixeira, em 1996 Os poemas trabalhados serão “Solitudo”, “Rio abaixo” e “Quarenta anos”, de Sarças de fogo; em análise comparativa com “O cometa”, “Estuário” e “Frutidoro”, de Tarde, que foram escolhidos por sua expressividade ao significar-se a partir da paisagem, apresentando por vezes situações semelhantes cujo sentido é diferenciado a partir da abordagem das figurações Olavo Bilac foi escolhido para ter sua obra trabalhada devido ao fato de ser considerado o mais importante poeta parnasiano brasileiro, fato consentido nas histórias literárias de Alfredo Bosi (26), Carlos Nejar (27), Luciana Stegagno Picchio (1997) e Afrânio Coutinho (1969); e, ainda assim, não possuir estudos que considerem as figurações das paisagens criadas em sua vasta obra, além de análises que demonstrem a mudança de atitude do poeta em relação ao tratamento de temas semelhantes em diferentes momentos de escrita Assim, a pretensão deste trabalho é estudar como a paisagem atua nestes poemas para além da descrição ou da mera representação do espaço físico e como as figurações demonstram a mudança de atitude que ocorre a partir da maturidade do autor, proporcionando uma ótica que se distancia de uma maneira mais comum de ver os poemas e abarcando diferentes possibilidades de significações atribuídas às temáticas dos poemas trabalhados |