Construções discursivas de personagens gays em materialidades audiovisuais sobre a infidelidade
Ano de defesa: | 2024 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1584 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo geral analisar a ocorrência da infidelidade de personagens gays em audiovisualidades brasileira, como Depois de Tudo, de Rafael Saar (2008); Pôr do Sol em Dias Nublados, de Eduardo Martins (2020); Conflitos, de Rafael Jardins (2021). Para compreendermos no discurso, sob a ótica audiovisual, como a infidelidade é relacionada aos relacionamentos homoafetivos. Os objetivos específicos são: i) descrever como a infidelidade desenvolve se nos curtas metragens a part ir da inscrição na Análise do Discurso; ii) identificar os anseios dos personagens que os levam à busca da afetividade fora da sua relação; iii) e para finalizar, demonstrar como a sociedade e o período ao qual os personagens estão inseridos influenciam na s formas de demonstrações de afetividade romântica, permitindo enxergar no discurso, as práticas de domínio e poder disciplinar, estabelecendo os padrões de relacionamentos “normais” que foram impostos pelo discurso social do que pode ser visto e o que dev e ser censurado. Esta pesquisa se inscreve na metodologia da Análise do Discurso, trazendo como apoio teórico Foucault (1984, 1988, 1995, 1996, 1999, 2005, 2006, 2008) que a associa à ameaça da estabilidade nas relações e à busca da plenitude na vida, quan to as reflexões de filósofos clássicos. São exploradas as diferentes visões filosóficas sobre a infidelidade ao longo da história, destacando as abordagens de Ahrndt (2005) e Pittman (1994). Além de recorrermos às práticas das audiovisualidades de Milanez (2011, 2013, 2019). Essas perspectivas ressaltam a complexidade do tema e sua relevância em diversos contextos, indo além de uma simples transgressão moral para incluir aspectos psicológicos, políticos e sociais. Ao analisar três curtas metragens que abord am a infidelidade em relacionamentos homoafetivos, o estudo destaca como as complexas dimensões das relações humanas, sexualidade, identidade pessoal e fidelidade são exploradas nessas narrativas. Essas análises contribuem para um diálogo aberto sobre as c omplexidades das relações homoafetivas e a importância de compreender a singularidade dessas experiências dentro do contexto mais amplo das relações humanas. |