Entre memórias e notas musicais : uma história da vida privada do Maestro João Ribeiro nas décadas de 1930-1950

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Naves, Katiane Di Silva Peres
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1510
Resumo: O presente trabalho faz um breve levantamento sobre como a cidade de Goiás, tida como local de atraso, apresentou grandes momentos de efervescência, desmistificando esse conceito, levando a projeção de nomes que se destacaram no meio cultural goiano, onde se ressalta o nome do Maestro João Ribeiro da Silva, que em parceria com outros nomes de relevância nas décadas iniciais do século XX, foram responsáveis pela composição de variadas músicas, às quais eram responsáveis por animar desde as salas de projeção de cinema, até os bailes carnavalescos; assim como elevar as atividades culturais da antiga capital. A metodologia utilizada para a produção deste relatório, está pautada em referenciais bibliográficos e documentais relacionados ao conceito de cultura e música na cidade de Goiás, em que se destaca a figura a ser estudada, com as peças musicais compostas pelo maestro João Ribeiro, suas fontes de inspiração e sua contribuição para o desenvolvimento cultural da cidade de Goiás. Os referenciais a serem utilizados, tratam, sobretudo, da música e da cultura em Goiás, onde encontramos citações a respeito do Maestro João Ribeiro da Silva, em que se destacam os trabalhos de Mendonça (1979); Rodrigues (1982); Borges (1999), Lima (2019) dentre outros.