Geraldinho Nogueira e a narrativa artesanal : tradição & modernidade na arte do narrador
Ano de defesa: | 2017 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado Brasil UEG Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER) |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1022 |
Resumo: | No presente trabalho intitulado “Geraldinho Nogueira e a Narrativa Artesanal: Tradição & Modernidade na Arte do Narrador” intentei pensar a representatividade de Geraldinho Nogueira (1918-1993) para a cultura popular goiana, concomitantemente com a inserção da narrativa artesanal no âmbito da contemporaneidade. Para essas afirmações, os causos construídos e comunicados por Geraldinho demonstraram ser de fundamental importância, porque por meio deles tivemos a oportunidade de adentrar no universo de vivência e convivência desse contador de causos goiano. Seu universo é caracterizado principalmente pela relação de reciprocidade entre os sujeitos, quando se compartilha práticas, valores culturais e saberes. Diante da notoriedade artística que Geraldinho adquiriu junto as pessoas com quem estabeleceu diretamente relações em meados da década de 1980, foi levado para o espaço midiático por intermédio do apresentador Hamilton Carneiro, apresentando-se no programa Frutos da Terra. Rapidamente o contador de causos tornou-se um fenômeno de crítica, passando a ser atração semanal do respectivo programa. O sucesso que Geraldinho alcançou no espaço televisivo, deve-se muito a sua capacidade de circular por diferentes espaços sociais. Além dessa capacidade de transitar por diferentes realidades, o contador de causos goiano encantou os telespectadores com enredos repletos de elementos humorísticos. Porém, além da diversão, a pesquisa procura demonstrar que o riso suscitado por Geraldinho traz também outros indícios, como a transmissão de uma carga de saberes pertencentes aos seus valores culturais, e também, um posicionamento do sujeito/contador/narrador perante as “brabezas” do mundo. Assim, pretendo fazer uma relação dos causos construídos e comunicados por Geraldinho, relacionando-os com o conceito de narrativa artesanal defendido por Benjamin (2012), procurando perceber os fatores que fizeram com que a narrativa artesanal se inserisse e se adaptasse ao mundo contemporâneo. |