Culltura, memória e estética no cemitério Santa em Goiânia(1940-2018)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Rodrigues, Ruber P.A
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1065
Resumo: A pesquisa que ora apresentamos realizou um estudo sobre o Cemitério Santana localizado na cidade de Goiânia-GO. Inaugurado no ano de 1940 e tombado como patrimônio histórico e cultural, a necrópole evidencia em sua estrutura material e simbólica, um conjunto de elementos pautados nas formas e imagens que dão sentindo às relações sociais estabelecidas na jovem capital desde sua gênese, conferindo-lhe aspectos idiossincráticos e reveladores da sociedade goianiense, não perdendo de vista, entretanto, o contexto histórico e político por qual passava a cidade recém-construída. Assim, esta dissertação será guiada pela seguinte indagação: Qual o significado do cemitério Santana para a memória histórica e cultural da cidade de Goiânia, tendo em vista o seu propósito oficial de ser um cemitério laico, moderno e patrimonializado? A hipótese é que o cemitério Santana seja lócus de múltiplas representações e práticas que lhe conferem uma complexidade do ponto de vista religioso, estético e memorialístico que subverte as representações oficiais. Constitui-se, desse modo, um cemitério secularizado permeado de múltiplas representações religiosas, um artefato estético modernista permeado de representações artísticas tradicionais, um lugar de memória patrimonializado que privilegia principalmente a elite tradicional da cidade. Ressaltamos que o valor do cemitério está nesta possibilidade de remeter a uma multiplicidade de significados. A dissertação foi dividia em três capítulos, a saber: O surgimento do Cemitério Santana em uma cidade que sonhava com a modernidade; A patrimonialização perversa do Cemitério Santana numa cidade de modernidade exaurida; O Cemitério Santana como lócus de uma estética plural.