Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2000 |
Autor(a) principal: |
Sousa, Maria Celeste de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual do Ceará
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=14917
|
Resumo: |
<span style="font-style: normal;">O Bem-Uno platônico (uma abordagem metafísica da Ética à luz das "Doutrinas não-escritas") objetiva mostrar como Platão estabelece a Razão e a Liberdade como fundamentos da Ética. A pesquisa foi realizada à luz do novo paradigma hermenêutico das "Doutrinas não-escritas" que são indicadas por Platão na Carta VII, 341b-344d: "o inteiro, ou seja, o todo; as coisas maiores; a natureza, ou seja, a realidade no seu fundamento; o bem; a verdade da virtude e do vício; o falso e o verdadeiro de todo o ser; as coisas mais sérias e os Princípios primeiros e supremos da realidade", mas ensinadas apenas oralmente na Academia, como testemunha Aristóteles nas Metafísica, Segundo Kramer, Gaiser e Giovanni Reale, das escolas de Tubingen-Milão, este novo paradigma dá uma visão completa e definitiva do pensamento de Platão, porque concilia as duas imagens platônicas que a tradição nos legou: o professor e o escritor. Portanto, a oralidade dialética traz as respostas aos problemas epistemológicos presentes nos Escritos. Como o nosso interesse é pesquisar a Ética, as categorias centrais utilizadas foram: Bem, Virtude(Areté), Uno e Díade, segundo o desenvolvimento teórico dos cinco Dialógos:</span><em> Protágoras, Ménon, Fédon, República e Filebo </em>e das questões trabalhadas em cada um deles, à luz das "Doutrinas não-escritas". Utilizamos o método dialético platônico em suas duas vertentes: sinótico generalizante e diairético elementarizante, pelo qual o nosso filósofo explica a totalidade do real como um "misto" de unidade-na-multiplicidade, através da ação do Uno (princípio de determinação formal) e da Díade (princípio de variedade indefinida). A pesquisa se compõe de três capítulos. O primeiro capítulo trata da problemática ética entre os Sofistas e Sócrates, trabalhada por Platão nos Diálogos socráticos, cuja questão central é: como devemos viver? Veremos que os paradigmas convencionalista e intelectualista-normativista apresentados por Protágoras e Sócrates, não apresentam um padrão definitivo do bem viver, porque eles não possuem as categorias metafísicas fundamentais. O segundo capítulo mostra como Platão trabalha essas categorias através da descoberta da Teoria das Idéias e da Teoria dos Primeiros Princípios. Ele compõe uma estrutura hierárquica vertical, segundo uma série sucessiva de planos: plano do mundo físico, plano dos entes matemáticos, plano das Idéias e plano dos Princípios; um subordinado ao outro, e todos dependentes de modo análogo dos dois Princípios supremos: Uno e Díade Indefinida. Com essa estrutura, Platão mostra a objetividade do pensamento grego como um "<u><em>Kosmos</em></u>", isto eé, como um todo organizado cuja medida primeira é a unidade, o Bem-Uno. Desta forma Platão desenvolve as categorias que fundamentam o bem viver. O terceiro capítulo situa a Axiologia dentro da Ontologia e mostra como a ação do Uno se dá na multiplicidade sensível do viver social e individual dos homens, logo, apresenta a metafísica da ordem que deve nortear a <em>práxis</em> humana segundo o bem viver e reflete as virtudes cardeais da sabedoria, temperança, coragem e justiça que o filosofo, enquanto modelo ideal de homem deve praticar para ser feliz. Por fim, a Ética platônica mostra claramente que o ato moral é essencialmente racional, e, consequentemente livre. O horizonte no qual o homem deve guiar-se é um horizonte de liberdade, sendo os fundamentos da Ética, a Razão e a Liberdade. |