Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Duarte, Eduarda Barbosa |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual do Ceará
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=107897
|
Resumo: |
<div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Devido aos avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas, os textos modificaram-se</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">passando a aliar vários códigos, além do verbal, em sua composição. Esta integração de</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">diferentes recursos semióticos, que juntos co-operam na promoção de significados em uma</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">interação comunicativa, define a multimodalidade, característica cada vez mais presente nos</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">dicionários que evoluíram, especialmente, quanto à incorporação das imagens. A partir dessas</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">considerações, este trabalho de caráter descritivo-qualitativo tem como objetivo analisar as</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">definições imagéticas na microestrutura multimodal do dicionário visual Merriam-Websters</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Compact Visual Dictionary (2010). Através da análise de doze verbetes dos quais foram</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">ressaltadas as microestruturas extraídos dos doze campos temáticos que formam o referido</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">dicionário, foram investigados os significados socialmente fundados ligados ao posicionamento</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">das imagens e as relações que se realizam na interface com as definições verbais das entradas e</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">subentradas principais. Para a análise da articulação multimodal das imagens na composição</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">microestrutural foram tomados como base as categorias da metafunção composicional</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">sustentadas por Kress e van Leeuwen (2006) e explicitadas na Gramática do Design Visual.</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Para a análise dos tipos de relações que se realizam na interface entre as definições imagéticas</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">e textuais nas microestruturas selecionadas foram tomados como base as categorias lógicosemânticas</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">de expansão delineadas por Martinec e Salway (2005). Os resultados da análise dos</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">dados apontam que o modo de leitura convencionado na cultura ocidental, aliado à saliência,</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">determina as imagens posicionadas à esquerda, no topo e na base das microestruturas, como os</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">comentários semântico-visuais principais. A proeminência dessas imagens em tamanho e em</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">cores auxilia a expressar características específicas relativas ao conteúdo do lema. Na interface</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">entre imagens e textos das entradas e subentradas foi verificado que a principal relação lógicosemântica</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">de expansão é a elaboração no nível de exemplificação já que ocorre em todas as</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">amostras analisadas. Os textos das entradas e subentradas tendem a elaborar as imagens de</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">forma generalizada. Desta forma, cabe às imagens expressar características específicas relativas</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">ao conteúdo delimitado pela palavra-entrada.</span></font></div> |