Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2007 |
Autor(a) principal: |
Bezerra Neto, Boanerges Beco |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=47063
|
Resumo: |
Teatro de bonecos: uma dimensao ludica na educacao popular em saude e um estilo que parte de uma experiencia para analisa-la. Tem como objetivo principal justificar o significado do Teatro de Bonecos na educacao popular em saude e, especificamente, objetiva desvelar o significado do Teatro de Bonecos para o autocuidado, relacionar o Teatro de Bonecos com o desenvolvimento de habilidades individuais; analisar o Teatro de Bonecos como ferramenta para a educacao em saude, averiguando a percepcao dos diversos temas tratados apos as apresentacoes das pecas; e apreender o significado da ludicidade no processo de aprendizagem como o Teatro de Bonecos, a fim de que se perceba a construcao do conhecimento como a fonte mais refinada de prazer. A tematica proposta para esse estudo oferece amplas oportunidades para se desenvolver reflexoes sobre o aproveitamento do Teatro de Bonecos na educacao popular em saude como instrumento pedagogico para a cultura de autocuidado. Deste modo, as teorias que abordam a tematica contribuiram para a analise dos diversos fatores que envolvem o fenomeno investigado, o que sugeriu a consulta a teoricos que fundamentaram a pesquisa, dentre eles: Borba Filho (1996), araujo (1978), Hauser, volvido numa perspectiva de um estudo exploratorio de carater qualitativo. Escolheu-se como metodologia, alem da pesquisa bibliografica, o discurso do sujeito coletivo, no qual, apos as apresentacoes, reuniu-se os dados comuns extraidos das reflexoes de sujeitos participantes. Por fim, considerou-se que o ludico e a identificacao do Teatro de Bonecoa com as criancas constituiram as categorias mais mencionadas para credenciar, de maneira envolvente, o Teatro de Bonecos como veiculo de mensagens e habilidades importantes a formacao de habitos saudaveis para as pessoas. |