Q-MEMÓRIA: um jogo digital para o estudo de química

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Duarte, David Wesley Amado
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual do Ceará
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=86830
Resumo: Este trabalho trata do desenvolvimento e avaliação pedagógica de um jogo da memória digital, denominado Q-Memória, que auxilia nos processos de ensino e de aprendizagem a partir da Tabela Periódica para alunos de Química do primeiro ano do ensino médio. Professores preparam suas aulas de acordo com o modo como acreditam que os alunos aprendem. Isso pode ser verificado a partir das diversas teorias de aprendizagem, que se baseiam em diferentes princípios epistemológicos. As principais teorias de aprendizagem são objetivismo, behaviorismo, cognitivismo, construtivismo e conectivismo. Uma ramificação da teoria cognitivista é a Teoria da Aprendizagem Significativa. Essa Teoria, desenvolvida por David Ausubel, defende que os alunos aprendem baseados em conhecimentos prévios sobre o assunto, presentes na estrutura cognitiva, que podem receber novos conhecimentos que serão sedimentados sobre os primeiros. Este conhecimento é adquirido por um processo de aprendizagem baseado na aquisição, assimilação e retenção. O Q-Memória foi desenvolvido na plataforma Unity 3D. Para avaliação do jogo foram convidados dezessete alunos do primeiro ano do ensino médio do IFCE Campus Crato. Foi aplicado um pré-teste para medir os conhecimentos anteriores dos alunos. Após o uso do jogo foi aplicado um pós-teste para avaliar o progresso da aprendizagem. Os testes foram comparados a partir da Análise de Diferença de Escores, com as notas do segundo teste sendo comparadas com as do primeiro. O jogo desenvolvido possui oito níveis crescentes de dificuldade, baseados em uma sequência didática preparada com base nos conteúdos fundamentais de Química. O jogo apresenta os três tipos de aprendizagem significativa descritas por Ausubel, trazendo pares de cartas com conceitos associados, representações e proposições. Após os experimentos, foi possível aferir a eficácia do Q-Memória na aprendizagem significativa de conceitos essenciais sobre Tabela Periódica. O modelo sequencial e hierárquico de apresentação das informações tornou possível uma maior estabilidade e clareza, levando os alunos a um melhor entendimento de conceitos mais complexos da disciplina, a partir dos conceitos mais simples apresentados.<br/>Palavras-chave: Tabela periódica. Linguagem Química. Jogos educativos digitais. Jogo da memória. Aprendizagem significativa.